Comparar listagens

Casa ou apartamento? 6 Vantagens e Desvantagens de cada um.

Casa ou apartamento? 6 Vantagens e Desvantagens de cada um.

Quando pensamos em moradia, muitas associações e questionamentos vêm à mente. Um deles, para quem tem dúvidas sobre escolher uma casa ou apartamento, é sobre quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Por isso, abordaremos nesse artigo 3 vantagens e 3 desvantagens de cada tipo de moradia. Acompanhe!

Vantagens de morar em casa

1 – É mais fácil conviver com vizinhos

As casas são construídas com distância entre uma e outra, o que proporciona um isolamento acústico, se tornando uma mão na roda para quem tem dificuldades em lidar com o barulho que pode ser propagado pelas outras casas.

Outro ponto a se considerar é o fato de o morador de uma casa ter que, geralmente, conviver com apenas 2 vizinhos “de parede”, o que diminui as chances de passar por algum incômodo.

2 – Você pode fazer as coisas do seu jeito

Outra vantagem que morar em casa tem é lhe dar certa liberdade sobre o que você faz dentro dela. Não há limites de horário para se realizar reformas ou receber visitas.

Por isso esse é mais um fator decisivo na encolha entre casa ou apartamento.

Então, a menos que você ouça música alta ou ligue a furadeira tarde da noite, dificilmente alguém irá reclamar de alguma coisa.

3 – São maiores

Por padrão, as casas têm dimensões mais amplas do que os apartamentos. Esse fator é crucial para quem precisa de espaço para os filhos, animais e móveis.

O espaço amplo influencia até na privacidade dos moradores, já que os seus cômodos apresentam uma maior distância entre si.

Vantagens de morar em apartamento

1 – Possui certas comodidades

Boa parte dos apartamentos fica em complexos organizados — os condomínios. Esses trazem algumas comodidades aos seus moradores, o que evita grandes deslocamentos e até mesmo ajuda a economizar dinheiro, evitando certos custos. Confira comodidades comuns de serem encontradas em condomínios:

  •     Academia
  •     Parquinho para as crianças
  •     Brinquedoteca
  •     Salão de festas
  •     Salão de jogos
  •     Área de lazer e passeio
  •     Quadras esportivas
  •     Piscina

Bacana, não é?

2 – Aspectos de segurança

Apartamentos que ficam dentro de condomínios contam com um fator adicional de segurança. Um exemplo, é o controle no acesso de veículos e moradores. Assim, apenas pessoal autorizado e de confiança consegue acessar as acomodações do local.

Outro fator é o uso da tecnologia também se torna um aliado nesse quesito, uma vez que câmeras de segurança ajudam no monitoramento de ruas e calçadas próximas à moradia.

3 – Redução de custos

Nos condomínios, os custos de manutenção geral são divididos entre os moradores. Sendo assim, o custo por unidade habitacional para ter acesso a serviços como academia e piscina acaba sendo menor do que se fosse contratado um serviço em um centro esportivo, por exemplo.

Quer economizar na compra do seu imóvel? Não deixe de ler nosso blog post Planejamento Financeiro: 7 Dicas para comprar o seu imóvel.

Desvantagens de morar em casa

1 – Gestão financeira

Morar em casa exige a preocupação com custos variados. Já que elas não contam com serviços compartilhados coletivamente, isso pode acabar pesando no bolso ao fim do mês.

Para lidar com esse fator, é de suma importância ser capaz de fazer um bom planejamento financeiro e se atentar aos seus gastos mensais.

2 – Ausência de serviços de comodidade 

Por não contar com o acesso a serviços de comodidade, morando numa casa, pode ser que você precise gastar — além do dinheiro — tempo com deslocamentos até locais e serviços que poderia encontrar facilmente em um condomínio.

3 – Espaço para veículos

Casas tem muito terreno que cabem vários carros, a questão seria só a cobertura para desgaste do sol e chuva. Por isso, a quantidade de carros que podem ser guardados no terreno muitas vezes é superior ao de um apto que geralmente no máximo são 2 vagas.

Desvantagens de morar em apartamento

1 – Espaço reduzido

Por terem plantas menores, os apartamentos contam com menos espaço em sua área interna. Por isso, entre casa ou aparamento, aquelas pessoas que têm necessidade de  morar em um lugar espaçoso, acabaram se frustrando caso optem pelo apartamento. 

Agora, se sua rotina te permite viver em um ambiente mais compacto e você se sente confortável assim, não será um problema.

Considera morar em apartamento? Esse blog post reúne 10 dicas de organização para quem mora em apartamentos pequenos.

2- Regras a serem seguidas

Para que a paz seja mantida entre os vizinhos, os prédios contam com um conjunto de regras que devem ser seguidas por todos.

Dessa forma, os moradores que procuram mais liberdade e despreocupação terão dificuldades em aderir a todas às normas de convivência. Então, se você gosta de fazer reuniões tardias em casa com os amigos, pode ser que tenha um problema à frente.

3 – Barulho

Você tem receio de que, devido à proximidade entre as paredes e estrutura sem isolamento acústico, acabe ouvindo alguns barulhos que ecoam pelo prédio durante o dia? Então é melhor pensar duas vezes antes de escolher morar em um apartamento. Se o fizer, procure por um cujas paredes tenham isolamento acústico, o que ajuda a reduzir os barulhos percebidos e emitidos.

Como você pôde ver, morar em casa ou apartamento tem suas vantagens e desvantagens. Agora, cabe a você analisar cuidadosamente cada ponto listado aqui para fazer a sua escolha.

Também é de extrema importância contar com o apoio de especialistas que possam te apresentar a casa ideal. Então, procure uma imobiliária em Mossoró agora mesmo e acabe de vez com suas dúvidas! A moradia ideal está à sua espera!

img

imoveisrealize

Posts relacionados

SAIA DO ALUGUEL: A Realizare Imóveis respondeu as 7 maiores dúvidas sobre a compra da casa própria.

Sem dúvidas, nos dias atuais, uma das maiores dificuldades do dia a dia da população brasileira...

Continue lendo

Escolha do Imóvel: O que deve ser levado em conta?

Na hora da escolha do imóvel, você deve considerar o conforto e segurança. No entanto, isso não...

Continue lendo

Autônomos: Como comprovar renda para o MCMV

Para participar do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), é necessário comprovar renda. Se...

Continue lendo

Participe da discussão