Comparar listagens

Escolha do Imóvel: O que deve ser levado em conta?

Escolha do Imóvel: O que deve ser levado em conta?

Na hora da escolha do imóvel, você deve considerar o conforto e segurança. No entanto, isso não significa uma casa luxuosa, como a maioria das pessoas pensa.

Ela deve ser do tamanho certo para acomodar todos os pertences de seus dependentes. Além disso, o local dela deve ser estratégico para você.

Um dos fatores limitantes na hora da escolha do imóvel é seu preço. Em resumo, a maioria das famílias que buscam pela casa ou apartamento ideal não têm condições de arcar com as despesas.

No entanto, isso pode ser muito frustrante, principalmente se você planeja expandir sua família. Atualmente, há a opção do programa Minha Casa Minha Vida, que pode facilitar o processo de aquisição do imóvel.

Assim, é importante que você leve tudo isso em consideração na hora da escolha do imóvel. Veja mais alguns detalhes importantes abaixo.

 

Veja como é fácil usar o FGTS na hora do financiamento do MCMV!

1 – A escolha do imóvel e a idade dos seus filhos

Se você possui filhos, considere as idades deles na hora da aquisição do imóvel. Se o mais velho tiver menos de 10 anos, é importante que tenha espaço para brincar.

Dessa forma, uma casa com quintal é a ideal para sua família. O quintal permitirá que ele desenvolva melhor suas habilidades motoras através de brincadeiras.

No entanto, se seu filho mais velho tiver entre 12 e 18 anos, é muito importante que tenha um quarto para cada filho.

É nessa idade que as pessoas começam a desenvolver suas características de personalidade. Assim, um quarto só para ele irá ajudá-lo a expressar-se com mais facilidade.

Leve isso em conta quando for escolher sua casa ou apartamento.

 

2 – Animais de estimação

Se você ama animais de estimação, isso é um fator que deve ser levado em conta. Animais, em geral, precisam de espaço para viverem de forma saudável.

Assim, se gosta de cachorros de porte médio e/ou grande, uma casa ou apartamento pequeno será uma péssima escolha. Dessa forma, você deve privilegiar imóveis mais espaçosos e, se possível, com vista para a rua.

No entanto, se gosta mais de gatos, um apartamento pode ser ideal. Gatos são mais calmos que cães, e se dão bem em qualquer ambiente.

Pense sempre em seus companheiros de patas no momento da escolha do imóvel, afinal eles também fazem parte da família.

 

3 – Estar em um local estratégico

Uma imóvel em local estratégico não significa estar em um bairro caro. Em resumo, sua casa ou apartamento deve estar em um ponto onde fica “perto de tudo”.

É claro que isso se trata de uma casa ideal, sendo fisicamente impossível. No entanto, quanto mais próximo do ideal, melhor.

Pense no quanto de dinheiro você pode economizar com uma boa localização. Se sua casa ficar próxima de seu trabalho e da escola de seus filhos, por exemplo, quanto de gasolina não irá economizar no ano?

Além disso, ficar menos tempo no trânsito garante melhor qualidade de vida, te rendendo, ainda, um tempo extra com quem você ama.

Pense nisso quando estiver indeciso sobre a escolha do imóvel.

 

4 – A escolha do imóvel e seu orçamento

Vasculhando no jornal, você encontrou o que parece ser a casa ou apartamento perfeito para sua família. Bom local, dentro de um condomínio com piscina, academia, etc. Quando vai ver o preço do condomínio, vem a surpresa: é maior que seu salário!

Essa, de fato, não é o imóvel certo para você, por mais que insista. Além disso, vale o mesmo em caso de ficar apertado por causa de tributos referentes ao imóvel.

Não se esqueça desse detalhe na hora da escolha do imóvel!

 

Veja 7 dicas de planejamento financeiro para comprar seu imóvel!

 

5 – A qualidade dos materiais utilizados na construção do imóvel

A qualidade dos materiais usados para a construção de um imóvel é de extrema importância. Dessa forma, uma casa ou apartamento bem construído irá durar muitos anos sem a necessidade de manutenção.

No entanto, se os materiais forem de baixa qualidade, você pode ter muita dor de cabeça. É comum, por exemplo, a tinta se soltar gradualmente, logo no primeiro ano de mudança.

Além disso, o gesso empregado na casa pode se rachar com facilidade, deixando-a com aparência de desgaste.

Fique muito atento no momento da escolha do imóvel, tirando todas as dúvidas com seu corretor de imóveis.

 

Escolher um imóvel para comprar ou alugar não é uma tarefa fácil. Dessa forma, são muitos detalhes importantes que não podem passar despercebidos.

Se você não for cauteloso durante a escolha do imóvel, pode se arrepender no futuro. Assim, leve em conta tudo o que achar importante durante a escolha.

Se estiver com dúvidas quanto a escolha do imóvel, faça nosso quiz para encontrar o perfil ideal de seu imóvel. Ele irá indicar o melhor imóvel para você!

Não deixe de entrar em contato conosco caso esteja querendo uma casa em Mossoró. Temos especialistas que podem te ajudar a realizar seu sonho da casa própria!

 

img

imoveisrealize

Posts relacionados

SAIA DO ALUGUEL: A Realizare Imóveis respondeu as 7 maiores dúvidas sobre a compra da casa própria.

Sem dúvidas, nos dias atuais, uma das maiores dificuldades do dia a dia da população brasileira...

Continue lendo

Autônomos: Como comprovar renda para o MCMV

Para participar do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), é necessário comprovar renda. Se...

Continue lendo

Casa ou apartamento? 6 Vantagens e Desvantagens de cada um.

Quando pensamos em moradia, muitas associações e questionamentos vêm à mente. Um deles, para...

Continue lendo

Participe da discussão